Entre lógica e dialética: experiências de uma proposta em construção

Autores

  • Matheus Penafiel Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065720905

Palavras-chave:

Experimento didáctico, Diálogos platónicos, Juegos dialécticos

Resumo

Este trabalho apresenta relatos de duas experiências didáticas realizadas pelo autor, ambas embasadas em uma proposta didática para o ensino de lógica e argumentação ainda em desenvolvimento. As experiências possibilitam suscitar algumas questões sobre a realização delas mesmas, a saber, se as atividades realizadas para atingir os objetivos da aprendizagem têm sido as melhores. Com a leitura se perceberá que não, e analiso os eventos na busca de um por quê. Após encontrar uma possibilidade de resposta, pretendo oferecer uma via alternativa que permita aprimorar as aprendizagens dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Penafiel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Graduando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Referências

CASTELNÉRAC, Benoît & MARION, Mathieu. “Arguing for Inconsistency: Dialectical Games in the Academy”. In PRIMIERO, Giuseppe (ed.), Acts of Knowledge: History, Philosophy and Logic. College Publications, 2009, pp. 45-84.

CORNELLI, Gabriele. “História da filosofia antiga: começar pelo diálogo”. Em: CORNELLI, Gabriele et al. Filosofia: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. [Coleção Explorando o Ensino, v. 14], pp. 45-58.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo, Editora 34, 2006.

JOLIBERT, Josette; JACOB, Jeannette (Org.). Além dos muros da escola. Tradução de Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre, Penso, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich W. Crepúsculo dos ídolos. Tradução, apresentação e notas de Renato Zwick. Porto Alegre, L&PM, 2013.

PLATÃO. A República. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira, 9. ed. – Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

_______. Lísis. Introdução versão e notas de Francisco de Oliveira. Brasília, UNB, 1995.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 18. ed. - Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.

SCOLNICOV, Samuel. “Como ler um diálogo platônico”. HYPNOS ano 8 / nº 11 – 2º sem. São Paulo, 2003, pp. 49-59.

Downloads

Publicado

2016-01-12

Como Citar

Penafiel, M. (2016). Entre lógica e dialética: experiências de uma proposta em construção. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(1). https://doi.org/10.5902/2448065720905

Edição

Seção

Relato de Experiência