Educação Física na escola e a afetividade: a construção do autorrespeito

Autores

  • Luana Cristine Franzini de Conti Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP.
  • Ângela Pereira Teixeira Victória Palma Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414526

Palavras-chave:

Educação Física, Desenvolvimento moral, Afetividade.

Resumo

A discussão em torno da afetividade representa o tema central que orienta nossa análise. O artigo, de caráter bibliográfico, buscou tecer relações entre os estudos dos pressupostos teóricos construtivistas a fim de trabalhar com as questões afetivas e as contribuições da disciplina de Educação Física na construção do autorrespeito dos estudantes. Entendemos que a Educação Física escolar, a partir de seus conteúdos, deva promover aos alunos a construção de representações de si pelas quais os valores morais ocupem lugar central na identidade do sujeito. Identificamos que nos conteúdos desta disciplina há uma rica gama de possibilidades no que se refere ao movimento culturalmente construído, o qual, estudado em suas várias vertentes, pode favorecer o desenvolvimento do autorrespeito, resgatando, assim, as virtudes morais na relação com o objeto de conhecimento estudado.

Biografia do Autor

Luana Cristine Franzini de Conti, Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP.

Professora de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Londrina

Ângela Pereira Teixeira Victória Palma, Universidade Estadual de Londrina.

Docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina; Centro de Educação Física e Esporte,

Departamento de Estudos do Movimento Humano.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

Conti, L. C. F. de, & Palma, Ângela P. T. V. (2016). Educação Física na escola e a afetividade: a construção do autorrespeito. Educação, 1(1), 237–250. https://doi.org/10.5902/1984644414526

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua