Contradições nas políticas educacionais: garantia de aprendizagem ou manutenção da exclusão?

Autores

  • Luci Vieira Catellane Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415470

Palavras-chave:

Ampliação da Jornada, Correção do fluxo, Políticas Públicas.

Resumo

À luz de uma perspectiva crítica de psicologia e educação que considera que os problemas educacionais possuem raízes históricas forjadas no bojo de uma sociedade desigual, este texto discute o dualismo de políticas públicas educacionais implantadas na rede estadual em Rondônia que, por um lado, propõem a ampliação da jornada escolar aos estudantes do ensino regular e, de outro, oferece a uma parcela dos estudantes percursos cada vez mais aligeirados sob a justificativa de “correção do fluxo escolar”. As discussões foram construídas a partir de resultados de diferentes pesquisas que permitem problematizar as situações de inclusão/exclusão vividas por crianças e adolescentes à luz das políticas públicas implantadas nesse contexto as quais têm investido cada vez menos em aprendizagens transformando a escola em instituição de proteção e assistência social.

Biografia do Autor

Luci Vieira Catellane, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia pela Fundação  Universidade Federal de Rondônia (2012). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/ MAPSI - na linha de Psicologia Escolar e Processos Educativos. Pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. (2012-2014) É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia - GPEA, e do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação - GAEPPE. Atuando nas linhas de pesquisas: Alfabetização como aquisição e apropriação da cultura escrita; Antropologia Etnopedagógica: Povos Indígenas, Interculturalidade e Currículo; Processos de escolarização de crianças e adolescentes. Nas quais desenvolve pesquisa e extensão nas áreas de dificuldade de aprendizagem, educação indígena e educação das relações raciais e escolarização de adolescentes

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2005). É professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia, na graduação e no Mestrado em Psicologia. Membro do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP. Pesquisadora e líder do GAEPPE: Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar investigando principalmente os processos de escolarização, políticas públicas e formação de Professores.

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Catellane, L. V., & Zibetti, M. L. T. (2016). Contradições nas políticas educacionais: garantia de aprendizagem ou manutenção da exclusão?. Educação, 1(1), 41–52. https://doi.org/10.5902/1984644415470

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua