Qualificação e formação docente: a interdisciplinaridade nas reuniões por área na politecnia

Autores

  • Everton Bedin Universidade de Passo Fundo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Universidades - Univates

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644416165

Palavras-chave:

Formação docente, Interdisciplinaridade, Politecnia.

Resumo

Este artigo tem por intuito apresentar, por meio de uma pesquisa etnográfica de cunho qualitativo via uso da observação e de diário de bordo, como as reuniões por área de conhecimento na politecnia podem favorecer a interdisciplinaridade, a qualificação e a valorização docente, a fim de maximizar o processo ensino-aprendizagem e minimizar os índices de repetência e evasão na educação básica do estado gaúcho. Averiguou-se que que a ideia da interdisciplinaridade não pode ficar restrita a um processo interno às respectivas áreas, mas entre os componentes curriculares de outras ciências, tratando-se de um processo que instiga a investigação crítica e coletiva; um modo de reelaborar a metodologia para que o educando possa entender as diferentes ramificações do conhecimento como pressupostos aos eixos da politecnia.

Biografia do Autor

Everton Bedin, Universidade de Passo Fundo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Química, Licenciatura - UPF. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Pós-Graduado em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - FURG. Mestre em Educação em Química - UFU. Doutorando em Educação e Ensino em Ciências: química da vida e saúde – UFRGS. Colunista nos jornais Voz da Região e O Quapo. Professor de Química na Educação Básica e Superior.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Universidades - Univates

Graduação em Química, Licenciatura e Industrial – PUCRS. Especialista em Química - UPF e UCS. Mestre  em Ciências Biológicas-Bioquímica e Doutorado em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Professor associado da UFRGS. Professor-Orientador do PPGQVS e do PPGQ - UFRGS. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

Bedin, E., & Pino, J. C. D. (2016). Qualificação e formação docente: a interdisciplinaridade nas reuniões por área na politecnia. Educação, 1(1), 107–120. https://doi.org/10.5902/1984644416165

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua