<b> AS CONCEPÇÕES DOS ENFERMEIROS/DOCENTES FRENTE À ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA TERAPIA COM CÉLULAS TRONCO </b>

Autores

  • Danusa Begnini UFSM/CESNORS
  • Silvana Bastos Cogo UFSM/CESNORS
  • Tamires Patrícia Souza UFSM/CESNORS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658343482

Resumo

Há vários anos comunidades científicas internacionais analisam novas formas de tratamento de doenças, uma delas é a terapia com células tronco. Haja vista a necessidade dos profissionais enfermeiros estarem inseridos nessa temática pretendeu-se realizar uma pesquisa com o objetivo analisar e descrever a concepção dos enfermeiros/docentes quanto a atuação e inserção da enfermagem na terapia com células tronco. Acerca da metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritiva e exploratória. A coleta de dados ocorreu por meio de perguntas semi-estruturadas aos dez enfermeiros/docentes de uma instituição de ensino superior do norte do RS. Como método de análise dos dados utilizou-se a análise temática de Minayo (2007). Quanto às questões éticas, estas foram estritamente respeitadas, tendo em vista a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM. Dessa forma, incide a necessidade do conhecimento em células tronco por parte dos profissionais da enfermagem para uma boa intervenção na condição de saúde de seu cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danusa Begnini, UFSM/CESNORS

Enfermeira, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) / Centro de Educação Superior do Norte do RS (CESNORS).

Silvana Bastos Cogo, UFSM/CESNORS

Enfermeira, Mestre, Professora Assistente, Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) / Centro de Educação Superior do Norte do RS (CESNORS).

Tamires Patrícia Souza, UFSM/CESNORS

Enfermeira, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) / Centro de Educação Superior do Norte do RS (CESNORS).

Downloads

Publicado

2012-04-26

Como Citar

Begnini, D., Bastos Cogo, S., & Souza, T. P. (2012). <b> AS CONCEPÇÕES DOS ENFERMEIROS/DOCENTES FRENTE À ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA TERAPIA COM CÉLULAS TRONCO </b>. Saúde (Santa Maria), 37(2), 89–100. https://doi.org/10.5902/223658343482